Linhas de Pesquisa

Contribuições das Neurociências para a Educação

 

 

A presente Linha de Pesquisa tem por objetivo investigar as contribuições das neurociências para a aprendizagem escolar. Para tanto, propõe-se estudar conceitos fundamentais das neurociências, visando aprimorar o entendimento acerca dos mecanismos neurais relativos ao ensino e ao aprendizado, com vistas a melhoria do contexto educacional. 

Palavras-Chave: fundamento das neurociências, contexto educacional, aprendizagem

Pesquisadores: Dr. Marcelo de Abreu César

                          Dra. Luciene Aparecida Felipe Siccherino

Emoções e vínculos afetivos nas relações interpessoais em contexto escolar

 

 

A presente Linha de Pesquisa tem por objetivo a compreensão da afetividade no processo de desenvolvimento humano e as relações interpessoais no contexto escolar, bem como a derivação de propostas relevantes para a formação docente. Para tanto, propõe-se estudar conceitos fundamentais sobre a teoria da afetividade, enfatizando as emoções e os vínculos afetivos no desenvolvimento das relações humanas, bem como seu papel nos diferentes estágios da relação interpessoal professor-aluno na escola.

Palavras-Chave: desenvolvimento, formação docente, emoções, vínculos afetivos, relação interpessoal, contexto escolar

Pesquisadores: Dr. Marcelo de Abreu César

                          Me André José Rodrigues Junior

                          Me Claudia Mirandola

                          Me Marinete Pereira de Souza Oliveira

                          Me Silvia Aparecida do Carmo Rangel

                         

                         

Processos de ensino e aprendizagem, atuação docente e práticas educativas

 

 

A presente Linha de Pesquisa tem por objetivos compreender o processo ensino-aprendizagem e a derivação de propostas relevantes para a formação do professor. Para tanto, faz-se necessário planejar, aplicar e avaliar estratégias produtivas de ensino; favorecer a utilização de tecnologias aplicadas em situações de sala de aula e discutir a atuação docente em contexto educativo. Portanto, desenvolve estudos e pesquisas teóricos e empíricos, com enfoque em diversas áreas do conhecimento.

Palavras-Chave: desenvolvimento, ensino-aprendizagem, prática educativa, formação docente, recursos didáticos, tecnologia educacional.

Pesquisadores: Dr. Marcelo de Abreu César

                          Dra. Rosana Valinas Llausas

                          Dra. Damares Souza Silva

                          Dra. Reni Gomes da Silva

                          Dra. Luciene Aparecida Felipe Siccherino

                          Me. André José Rodrigues Junior

                          Me. Claudia Mirandola

                          Me. Lucas Marino Vivot

                          Me. Simone Paes Gonçalves Nogueira

                          Me. Marinete Pereira de Souza Oliveira

                          Me. Laila Abi Chedid

                          Me. Rodrigo Pimentel